The Jungle Tea - O Blog da Jungle it!

Novidades e reflexões da Jungle it! e seus parceiros. Sirvam-se!

Os negócios e as nuvens

negocio-nuvens

Recentemente fui convidado para participar do Enacomp, um evento acadêmico e de tecnologia, organizado anualmente pela Coordenação do curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Goias (UFG), campus de Catalão -GO, lideraram a organização a Luana, Thiago, Acrisio e Fabíola.

Enacomp 2010

Utlizando o tema ““Computação, Inovação e Mercado”, o Enacomp encarou como desafio trazer para dentro da vida acadêmia experiências, idéias e práticas do mercado, fazendo com que a comunidade acadêmica esteja mais envolvida com o que acontece no mercado, e como os negócios surgem.

Em meados de Junho recebi um convite, da Luanna, me questionando se eu poderia ajudar no evento, falando um pouco sobre o mercado de TI para os participantes, especialmente o pessoal da graduação, que ainda não teve contato com mercado de trabalho e de negócios. Eu aceite logo de cara, pois sempre gostei de ajudar com o meu pouco e limitado conhecimento e fico orgulhoso quando isso acontece. Sempre participei como voluntário em eventos de software livre, seja como simples ajudante geral, palestrante e ou organizador. Até o dia que percebi que pessoas ligadas a partidos políticos se infiltraram na idéia e tomaram posse, mas isso é tema para outro post.

Vamos voltar ao tema, foco. Depois de receber o convite e aceitar o desafio, fui buscar um tema que não fosse muito cliche e que soasse também como um incentivo ao empreendimento, assim veio o nome da minha apresentação “Os negócios e as Nuvens”.

Participantes do evento

Inicialmente eu quis falar sobre os novos formatos de prestação de serviço na web, o formato de Cloud Computing, mas falar apenas de Cloud seria “chover no molhado”, todo mundo esta “careca de saber” – exceto o Eike Batista – o que é a Cloud, isso me fez pensar sobre o que falar que não fosse mais do mesmo. Assim surgiu pensar em organizar a apresentação em :

- oportunidades para explorar na web;
- modelo de negócios para web;
- entender a Cauda Longa (oferta x procura);
- organizando o seu negócio;

Existem inúmeras oportunidades para explorar na internet, desde a prestação de serviço em planejamento, criação e desenvolvimento da presença online, como também o potencial de vitrine e distribuição geográfica ilimitada que a internet propicia para o seu negócio, desde o start de novos negócios, como para expansão e crescimento. Hoje, mais de 98% das empresas utiliza a internet para realizar negócios, a ferramenta mais popular é o Email, mais de 90% dos internautas usam a internet para procurar informação sobre produtos e serviços, ou seja, a web tem influencia muito grande na hora da tomada de decisão de compra, precisa ser explorada pelo negócio de maneira inteligente e orientada ao seu negócio.

Os modelos de negócio de produtos e serviços para a web precisam ser rápidos, sem entraves, deve ser fácil realizar negócios, isso é Cloud, fácil para quem contrata e principalmente para quem comercializa o serviço.
Software como serviço (SaaS) é um termo muito bonito e esta na moda, mas precisa ser Cloud, serviços que me pedem 24 horas para serem ativados não são Cloud, para um produto ser Cloud ele precisa :

- ser “plug and play” ao seu negócio;
- não deve precisar de ajustes;
- possuir test-drive, este conceito é o mais importante no meu ponto de vista, se eu testar antes a solução e gostar, é venda certa, como dizem por ai “vende igual pão quente”;
- não é solução para más práticas;

A IDC fez em 2008, uma série de questionamentos para executivos de TI, sobre as razões de migrar para a Cloud, vejam os argumentos para a decisão :

- Preço competitivo – 83%;
- Níveis de serviço contratados (SLA) – 81%;
- Percepção do “meu” negócio – 68%;
- Preve solução completa – 61%;
- Orientado ao futuro – 58%;
- Presença local – 46%;
- Ser grande empresa – 40%;

E estes são apenas alguns dos argumentos na hora de decidir “migrar” para a Cloud.

No ano passado, eu procurei ler o The Long Tail, o famoso livro do Chris Anderson, da Wired, é uma boa leitura, que deveria ser feita por qualquer pessoa que quer explorar a web como modelo de negócio, o livro foi baseado num artigo, de mesmo nome.

O Cauda Longa (Long Tail) se fundamente principalmente na questão de oferta, procura e a ligação entre estes dois fenômenos.

A oferta hoje na internet é enorme, você pode encontrar muita coisa, e não estamos falando de produtos apenas, mas também de conteúdo, a produção de conteúdo esta cada vez maior, os meios de produção estão acessíveis, algumas atras eu comprei um violão, para iniciar o aprendizado com o instrumento, cheguei na loja e pedi “eu quero o mais barato”, fechei o negócio por 170 reais, acho que fiz bom negócio, o violão é novo e bonito – não vamos entrar no mérito da qualidade agora – me atende e estou fazendo as aulas com ele, será que a 30, 40 ou 50 anos atrás eu poderia ter acesso a um violão pelo mesmo valor proporcional de hoje ? sem falar em máquinas digitais, handy-cams, laptops e outros gadgets. Esta muito barato produzir, assim sendo, a oferta é gigantesca.

A procura então nem se fala, hoje, no Brasil, se fala em 41 milhões de internautas, destes, mais de 90% usa a web para procurar serviço e produto – para consumir -, digamos que vc tem algo para ofertar,um vídeo de alguém bêbado numa delegacia por exemplo, a chance de alcançar um número de pessoas/clientes/oportunidades é muito grande.

Agora, nem tudo são flores, também existem espinhos, se você não tiver um plano do negócio, é muito provável que não dure muito o seu negócio, a grande maioria dos negócios não sobrevive ao sexto ano de atividade (64% quebram até o sexto ano, e 27% no primeiro ano – Sebrae).

A causa para isso é comum, falta de plano e organização.

Ufa, chega de escrever, ninguem aguenta mais ler este artigo.

Aqui esta o link para a apresentação, com mais detalhes.

Abraço e excelente 2011 para todos !!!!

Enacomp 2010
Jungle it!

0 Nenhum Comentário

Postar um novo comentário

Posts