The Jungle Tea - O Blog da Jungle it!

Novidades e reflexões da Jungle it! e seus parceiros. Sirvam-se!

Brasil, Internet, Números, 2009

brasil-numeros-internet-2009

Foi publicado recentemente, o quinto estudo e pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, para 2009, o estudo é conduzido pelo CETIC.br, o centro de estudos do Comitê Gestor da Internet, a organização que cordena as iniciativas de serviço de internet no país, também organiza a questão de registro de domínios, e é formada por setores do governo, empresarial, terceiro setor e universidades.

O objetivo da pesquisa é mostrar os números e dados sobre o acesso e posse das chamadas TICs (tecnologias de informação e comunicação). Um fato novo na pesquisa de 2009 e 2008, é o fato de as áreas rurais serem também alvo da pesquisa, o que mostrou mudanças expressivas no uso e posse das TICs.

A pesquisa esta organizada em três grandes grupos : cidadãos, domicílios e empresas.

Hoje vou discorrer sobre os números e dados em relação a empresas, como estão os acessos e posses daTICs nas empresas do nosso Brasil.

Uso de computadores nas empresas

Por região

Por porte

Por atividade/setor

Bom, estes números são bastante básicos, reflete-se apenas quando a pergunta é se a empresa utiliza computadores, temos um número bastante alto, alguns pontos que eu destaco :

  • uso alto nas regiões que sofrem preconceito social e econômico maior que as regiões mais “ricas”, norte com 99% e sudeste com 96%;
  • utilização baixa de tecnologia do mercado de Alojamento e Alimentação, quando comparada com os demais mercados de atuação;

Utilização de Solução de CRM

De maneira geral, apenas 30 % das empresas utilizam alguma solução de CRM para gerir sua base de clientes e leads, muito baixo o número.

Empresas que utilizam CRM

Utilização de Produtos e Soluções Open Source

Também são números impactantes, apenas 26% respondeu a pergunta dizendo que utiliza, tem espaço para soluções de código livre mostrar resultado.

Uso de Open Source nas empresas

As empresas e a Internet

Agora sim, os números abaixo são referentes ao uso da internet, sem considerar os propósitos e objetivos, temos o seguinte :

O uso da internet nas empresas

Acho que seria interessante mostrar também, que entre as pessoas que utilizam a internet dentro das organizações é na média de 38%, e vai diminuindo este número quando o porte da empresa cresce, em empresas com número de funcionários acima de 250, o percentual de uso da internet entre os funcionários é de 31%.

As empresas e os websites

Agora sim, começa a ficar mais interessante, quando a pergunta é “sua empresa tem website ?”, fica uma igualdade entre sim e não.

As empresas e os websites

Agora mais uma informação interessante, quais empresas tem controle próprio e independente sobre o conteúdo do seu website, ou seja, aquelas empresas que possuem pessoas para gerir o seu website.

As empresas e a gestão de conteúdo

As empresas, seus websites e os recursos

Quando nos aprofundemos ainda mais na pesquisa, chegamos em números que revelam quais os principais usos dos websites no Brasil, separando da seguinte maneira :

As empresas, os websites e os recursos

Para se aprofundar mais na pesquisa, acesso o site do CGI, cadastre-se e baixe o PDF.

Cabem muitos questionamentos e oportunidades nestes números, mas isso é tema pra outro post.

Jungle it!

1 Comentário

  1. Muito interessante. Me surpreendi com apenas 26% das empresas usarem algo Open Source, porém mais surpreendente ainda é o fato de só 3% não saber do que se trata, tornando o fato de não usarem uma escolha.

    Mas 38% das empresas não saberem para os recursos do próprio Website é sacanagem heheh

Postar um novo comentário

Posts