Cases

Amaral Advocacia

  • O nome Amaral Advocacia aliou simplicidade e tradição como principais valores da marca. amaral-01
  • Na identidade visual, o logotipo apresenta uma grafia séria, com o símbolo remetendo a letra "A". amaral-02
  • Foram desenvolvidas situações diversas de aplicação para a identidade. amaral-03
  • O cartão de visita é uma das principais aplicações corporativas da marca. amaral-04
  • Demais aplicações de uso recorrente em um escritório de advocacia. amaral-05
  • O manual de aplicação da marca agrupou todas as informações de uso da identidade visual... amaral-06
  • ...desde fontes, cores e margens. amaral-07

O advogado Evaristo Teixeira do Amaral veio de uma longa sucessão de advogados de mesmo nome em sua família. Quando inaugurou o seu próprio escritório já iniciou as suas atividades com o peso da tradição e do legado de seus antecessores. A Amaral Advocacia presta serviços jurídicos em diversas áreas do direito, com seriedade, estudo e dedicação como as bases de trabalho.

Desafio

Revolução do nome (renaming) para a marca que representará o escritório do Advogado Evaristo Teixeira do Amaral e criação da nova identidade visual (redesign) para a mesma marca.

Solução

O nome escolhido foi Amaral Advocacia. A simplificidade do nome somando o sobrenome de tradição com o atuação da empresa se mostrou preciso para o lançamento da nova marca. O nome acabou com o excesso de formalidade, comum no uso de nomes completos como títulos para os escritórios de advocacia. Utilizando apenas “Amaral”, o nome não ficou estritamente pessoal, facilitando a inclusão de outros sócios na marca, quando conveniente.

Na definição da nova identidade visual, o Logotipo criado, ao mesmo tempo que apresenta uma grafia clássica, também evita adotar uma postura rebuscada, comum ao meio jurídico. Já o símbolo, remete à uma letra “A” segmentada, presente nas iniciais do nome do escritório. Também pode ser interpretada de maneira positiva, lembrando um sinal de adição, que invoca parceria e esforço conjunto do advogado com o cliente.

A opção pelo uso do branco sobre o fundo preto remete à honestidade, ou seja, clareza, devido ao alto contraste. O amarelo denota energia, clareza na tomada de decisões. No forte contraste com o preto, passa idéia de despojamento.

Resultados

O novo nome e identidade visual foram plenamente recebidos pelo público, dotando o escritório com uma presença mais moderna e adequada a singularidade dos serviços oferecidos.